17 de março de 2009

Seja um Super-herói!



“Doe medula, salve vidas. Seja um super doador.”

Portadores de doenças que comprometem a produção do sangue pela medula, como aplasia medular, leucemias e crianças com algumas doenças genéticas podem precisar de uma nova medula para garantir sua tranqüilidade. A medula é responsável pela produção de elementos sanguíneos - como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas-. Ela fica na parte interna dos ossos, tem um tecido esponjoso e lembra o tutano dos ossos do boi.

Quando não há um doador aparentado, a solução para o transplante de medula é procurar um doador compatível entre os grupos étnicos semelhantes. Para reunir as informações (nome, endereço, resultados de exames, características genéticas) de pessoas que se dispõem a doar medula, foi criado o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME), instalado no Instituto Nacional de Câncer (INCA). Quanto maior o número de doadores, maiores serão as chances dos pacientes encontrarem um doador compatível. Hoje, a chance de compatibilidade no território brasileiro é de 1 para 100.000.

Para se cadastrar como doador é preciso ter entre 18 e 55 anos, estar saudável, não ter tido câncer, portar RG e CPF. Após o preenchimento do cadastro, será coletada uma pequena quantidade de sangue (10ml) para a realização do Teste de Compatibilidade Genética (HLA), essas características serão enviadas, como supracitado, ao REDOME. Após ser confirmada a compatibilidade, o doador será chamado para fazer novos exames de sangue, esses mais detalhados, serão avaliados por um médico.

A doação depende do tipo e do grau do paciente. A medula pode ser removida por punção direta ou pela veia. No primeiro caso, uma agulha (especial) na região da nádega retira uma quantidade de medula equivalente a uma bolsa de sangue. Para que o doador não sinta dor, é administrada anestesia e o procedimento dura em média 60 minutos, não causa dano à saúde, pois a medula óssea se regenera rapidamente. Após o processo, o doador tem a sensação de ter recebido uma injeção oleosa. É importante destacar que não é uma cirurgia, ou seja, não há corte, nem pontos. O doador fica em observação por um dia e já pode retornar para casa no dia seguinte.
Com a punção da veia, a coleta é realizada pela máquina de aférese e dura cerca de 4 horas. Antes da coleta, o doador recebe por cinco dias um medicamento para estimular a proliferação das células-tronco, esse que pode provocar sintomas semelhantes aos de uma gripe.

O médico informará qual a melhor forma de coleta de células. Dependendo da doença e da fase em que se encontra o paciente. Depois de um tratamento que destrói a própria medula, ele recebe a nova por meio de transfusão, em duas semanas a medula transplantada já estará produzindo células novas.

Um ato simples, fácil, e regenerador de vidas. O Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea vos espera.


__
Artigo publicado no Guia de Concursos Literários.
(www.guiadeconcursosliterarios.com.br/)

3 comentários:

  1. Minuciosa Formiga

    Com postados assim e poemas feito aqueles vc me lembra Manoel de Barros
    "Viu as formigas carreando na estrada 2 pernas de ocaso
    para dentro de um oco... E deixou.
    Essas formigas pensavam em seu olho.
    É homem percorrido de existências.
    Estão favoráveis a ele os camaleões.
    Espraiado na tarde -
    Como a foz de um rio - Bernardo se inventa...
    Lugarejos cobertos de limo o imitam.
    Passarinhos aveludam seus cantos quando o vêem."

    ResponderExcluir
  2. Olá! Retribuindo a visita. Adorei o blog! Vou acompanhar. Até mais ^^

    ResponderExcluir

invité